terça-feira, 1 de novembro de 2011

Parabéns a todos PRFs catarinenses!!!


Extratos do livro: Polícia Rodoviária Federal - 50 Anos em Santa Catarina



 A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina

No início da década de 1960, em atenção ao fortalecimento da economia no centro-oeste catarinense, o estado já possuía uma rodovia com pavimentação asfáltica. A BR-2, hoje BR-116, que liga Mafra a Capão Alto, em Santa Catarina, era a mais importante rodovia do estado, e em 1961 já estava em grande parte asfaltada.
Durante o ano de 1960 e início de 1961, sob a direção-geral do Engenheiro Edmundo Régis Bittencourt e, logo após, do Engenheiro Carlos Pires de Sá, no DNER iniciavam-se os preparativos para a definitiva implantação do serviço de Polícia Rodoviária Federal no estado de Santa Catarina.
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Naquele mesmo ano foi dado início à construção de três Unidades Operacionais, chamadas então de postos de fiscalização. Cada circunscrição de atuação de uma Unidade Operacional, isto é, seu trecho de responsabilidade, era chamado de Núcleo. Os Núcleos representariam as Delegacias de Polícia Rodoviária Federal nos dias de hoje. Assim, os locais escolhidos foram Araranguá (núcleo 16/1), São José (núcleo 16/2) e Joinville (núcleo 16/3). A posto de fiscalização de Lages (núcleo 16/4) seria construído em maio de 1962.
Para o deslocamento e patrulhamento efetivo das rodovias, já no ano de 1961, foram adquiridas três viaturas Rural Willys, distribuídas aos núcleos 16/1, 16/2, 16/4. A Sede do 16º DRF (hoje Superintendência do DNIT/SC) utilizava um Ford Jeep, viatura do Chefe de Polícia, que eventualmente apoiava o núcleo 16/2 de Serraria – São José, que ficara sem viatura após a instalação do Núcleo 16/3.
Assim, na metade daquele ano de 1961, tudo já estava preparado para a implantação do serviço de Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina.
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O dia 1º de novembro de 1961

Para todo o setor rodoviário, a década de 1950 e o início da década de 1960 foi um período em que o rodoviarismo criava uma espécie de euforia que assolava todo o País. O setor rodoviário era privilegiado em detrimento de outros. Muitas estradas eram construídas, rodovias pavimentadas, grandes obras de infraestrutura se espalhavam e o DNER se firmava como o órgão mais importante do governo federal.
Foi nesse contexto que, naquela primeira quarta-feira de novembro de 1961, 21 homens se apresentavam para a assinatura do Contrato Individual de Trabalho e, assim, dar vida à Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina.
Embora a origem da Polícia Rodoviária Federal date do ano de 1928, quando da criação da Polícia das Estradas pelo Presidente Washington Luís, nos termos do Decreto nº 18.323, apenas 33 anos depois Santa Catarina era contemplada com a presença da instituição no estado. A partir de 1961 é que poderia efetivamente proporcionar o policiamento rodoviário e garantir a circulação de veículos e a segurança do trânsito.
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